Em comemoração aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, a prefeita do Natal, Micarla de Souza, lançou a campanha "Ligue 180". Trata-se de uma Central de Atendimento à Mulher, que pretende combater a violência doméstica, além de orientar e encaminhar os casos para os serviços especializados.
A Central é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional, funcionando 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados, com atendentes capacitadas em questões de gênero, nas políticas do Governo Federal para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica e, principalmente, na forma de receber a denúncia e o acolhimento ao sexo feminino.
“Essa é mais uma forma de atendimento às mulheres que sofrem com a violência doméstica, seja em forma de agressão física, ou empoderamento. Além disso, o disque age como um meio de orientação para tirar dúvidas relacionadas ao assunto. Apesar de ser em nível nacional, o atendimento é direcionado, pois ao entrar em contato, a pessoa é encaminhada para uma assistência em sua região”, afirma a secretária adjunta da Semtas, Josi Lucas.
Apesar de ser uma central destinada ao público feminino, não são apenas as mulheres que podem acionar os serviços, homens que queiram fazer denúncias de casos de violência contra a mulher serão bem acolhidos.