A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu a visita dos observadores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ligada ao Ministério da Justiça. Os técnicos vieram conhecer o desenvolvimento de convênios na área de segurança firmados entre o Governo Federal e a Prefeitura do Natal. Eles avaliaram como positiva a prorrogação do prazo do contrato relacionado a reestruturação da Semdes.
Na ocasião, a equipe do Ministério da Justiça foi recebida pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, e pela Assessoria Técnica (Astec) da secretaria, que é responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos que buscam captar recursos federais para serem investidos na área de segurança da capital.
Os técnicos do MJ conheceram o prédio onde funciona a Semdes e visitaram a sede administrativa e operacional da Guarda Municipal do Natal (GMN), situada na zona Norte. Na oportunidade, a equipe da Astec mostrou onde estão sendo empregados os recursos provenientes do Governo Federal, explicando o funcionamento da GMN e o desenvolvimento dos projetos de segurança preventiva coordenados por guardas municipais atendendo crianças e adolescentes.
Um dos pontos importantes relatados pelo secretário João Paulo Mendes, foi relacionado ao convênio de reestruturação da Semdes, que teve o prazo de vencimento prorrogado para até o final deste ano, propiciando mais tempo para que as licitações de aquisição de equipamentos, viaturas, fardamento, informática e outros materiais, que vão servir para equipar a Secretaria, a GMN e a Defesa Civil, sejam concluídos. “É um convênio importante que vai conceder mais condições para o trabalho de segurança pública e defesa social realizado na capital pela Prefeitura”, comentou o secretário.
O convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça é superior a R$ 3 milhões. O valor vai ser totalmente investido nas áreas administrativa e operacional de segurança pública da capital.