A mostra fotográfica “Natal Cidade Memória” esta aberta ao público mais uma vez. A exposição itinerante promovida pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esta montada na nova sede da secretaria, na rua Raimundo Chaves, 2000, em Lagoa Nova. A mostra que objetiva reproduzir a memória da cidade através da fotografia, conta agora com o acerco completo composto por 300 fotografias de Natal ontem e hoje.

As fotografias exibidas compõem o livro também intitulado “Natal Cidade Memória" e permitem ao visitante conhecer a Natal do passado e do presente, destacando as transformações ocorridas nos últimas décadas, na paisagem urbana e natural. Os 150 painéis que estão espalhados no hall de entrada do prédio fazem um paralelo, buscando reproduzir no presente o local antes fotografado.

De acordo com o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, a escolha da sede da secretaria para exibição surgiu para proporcionar aos funcionários e também aos contribuintes a oportunidade de prestigiar e conhecer o acervo.“Quando a idéia do projeto surgiu em 2008, nós também pensamos numa exposição itinerante que chegasse mais facilmente à população e despertasse nela o interesse por nossa história e pela preservação deste patrimônio tão importante que é a memória”, explica.

O livro “Natal Cidade Memória" que será lançado brevemente, traz além das fotografias, um conjunto de textos escritos por poetas, historiadores, escritores e urbanistas da cidade, além de recortes de jornais e crônicas publicadas no final do século XIX e início do século XX. “O livro possui fragmentos de textos que ilustram o momento representado na imagem e trechos que falam sobre o cotidiano e os costumes das pessoas à epoca”, acrescenta.

A exposição também será montada no lançamento do livro e posteriormente percorrerá outras instituições, como escolas públicas de Natal possibilitando o maior acesso à população.