Desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde da Família do Vale Dourado, o projeto 'Vida que te quero viva' realiza uma série de trabalhos voltados para pacientes com diversos níveis de transtornos mentais, desde que sejam controlados/estáveis.
A cada 15 dias, os profissionais se reúnem com os pacientes. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde elaboram ações para serem colocadas em prática durante os encontros, como atividades lúdicas, artes manuais e rodas de conversa. “Atualmente temos dois grupos, de 35 a 40 pacientes. Nos nossos encontros, também realizamos atendimento de enfermagem, classificação de risco e agendamento com o clínico geral ou psiquiatra, quando necessário”, explicou Mércia Andrade, diretora da USF Vale Dourado.
Nesta quinta-feira (1), na própria unidade, foi feito um arraiá com os pacientes de um dos grupos, sendo que cada encontro tem uma temática relacionada com a época do ano. Também já foram feitos momentos de palestras, com temas como a depressão, seus sintomas e as formas de prevenção e combate à doença, além de passeios. A ideia é trazer benefícios à saúde emocional do indivíduo, momento de lazer e diversão, bem como incentivar interação entre os participantes.
As equipes do Centro de Atenção Psicossocial AD Norte II (CAPS AD Norte II), Policlínica Norte II dão o suporte para a equipe da USF com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações. Os eventos também contam com parceria da comunidade, como associação de idosos, farmácias e escolas.