Fazer de Natal uma cidade cada vez mais arborizada é um dos objetivos da Prefeitura do Natal, e para alcançar esta meta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está iniciando uma série de plantios em diversas áreas da capital. Na manhã desta terça-feira (2) de março, a ação aconteceu na área do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, na Avenida Hermes da Fonseca.

Um total de 105 mudas foi plantado pelos técnicos da Semurb em parceria com os militares, dentre elas estão o ipê-rosa, ipê-amarelo, paineira, guabiraba, ingá, lanterneira entre outras espécies nativas de Mata Atlântica. A equipe do Setor de Arborização da secretaria acompanhou toda a execução do plantio que contou também com o apoio do Horto Municipal Parque do Pitimbú, que disponibilizou as espécies vegetais.

De acordo com o secretario adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa, o plantio de hoje está dentro do programa da gestão de plantar 800 mil árvores em quatro anos. A escolha da área foi determinada pelo fato da corporação dispor de manutenção, ou seja, irrigação que deve ser feita regularmente no período de adaptação e crescimento do vegetal.

“Inicialmente estaremos com o plantio em áreas que possam ter irrigação permanente e adubação adequada. Posteriormente com a chegada das chuvas na capital o plantio será ampliado para as áreas verdes, praças e canteiros da cidade ”,explica.

Além disso, determinados padrões para o bom desenvolvimento do vegetal foram considerados, como a escolha de espécies nativas, o tamanho das mudas e o espaçamento entre elas. “As mudas tem de 1.5m a 3.5m o que as torna mais resistentes, já o espaçamento médio foi de 10m, mas um dos aspectos mais importantes é o manejo correto do vegetal para que de um a três anos eles já estejam independentes”, afirma Raoni Guilhermino, um dos técnicos da Semurb responsáveis pelo plantio.
Para o tenente Tiago Medeiros, esta é uma boa iniciativa da Gestão Municipal e o Exército sempre estará disposto a participar de parcerias como esta, em defesa do meio ambiente. “As árvores estão sendo plantadas próximas ao pátio e na retaguarda do batalhão e uma equipe exclusiva de manutenção de áreas verdes vai ser responsável pelo cuidado dos vegetais ”, revela.