A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na avenida Moema Tinoco, no Pajuçara, Zona Norte de Natal, está com 95% de suas obras concluídas. A previsão do diretor do departamento geral de obras da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), Sueldo Florêncio de Medeiros Costa, é de que em até 30 dias toda a obra esteja concluída.

“Está faltando apenas parte de acabamento interno, em relação as esquadrias, sistemas elétricos, a urbanização externa, os ares-condicionados e o piso especial para áreas hospitalares”, informou Sueldo Florêncio.

Já foram montadas a estrutura de ambientes da unidade e o teto metálico. O diretor da Semopi disse que o método construtivo desta Unidade de Pronto Atendimento é diferenciado. “Os ambientes são montados com divisórias termo-acústica metálicas, revestidas de isopor, que contribuem para diminuir os níveis de ruídos dentro da UPA”, explicou Sueldo Florêncio.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou a unidade na tarde desta quarta-feira (24), onde recebeu as informações técnicas sobre a obra e aproveitou para anunciar que a UPA deve começar a funcionar no próximo mês de abril.

A secretária municipal de Saúde (SMS), na Tânia Lopes Sampaio, que acompanhou a visita ao local, falou das etapas para colocar a unidade em pleno funcionamento. “Depois da conclusão da construção do prédio físico, iremos instalar no local os equipamentos necessários para bem atender a população, além de capacitar toda a equipe de profissionais que trabalharão aqui, que, inclusive, receberão treinamento de uma equipe especializada do Rio de Janeiro, onde já foram instaladas várias UPAs”, informou Ana Tânia.

Recursos
Para construção da Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara foram investidos R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida da Prefeitura do Natal de R$ 1,5 milhão, que também aplicará R$ 1,7 milhão para dotar a unidade de equipamentos.

A projeção é de que quando entrar em funcionamento a UPA passe a atender cerca de 300 pessoas por dia. A titular da SMS, Ana Tânia, explicou que estas unidades são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento 24 horas, sendo dotada de consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratórios para realização de exames e salas de raio-x, gesso, satura, medicação e nebulização.

Já está prevista a construção da segunda UPA de Natal, a ser localizada no bairro da Cidade da Esperança, que tem uma previsão para entrar em funcionamento até julho de 2011. A idéia é dotar todas as regiões da cidade de uma Unidade de Pronto Atendimento.