Os foliões que gostam do tradicional e divertido “mela-mela” típico do carnaval não perderam na manhã desta terça-feira a diversão garantida pelo bloco “Os Cão”, um dos mais tradicionais da Praia da Redinha. A folia começou às 9h30, mas, antes disso, os foliões cumpriram o ritual de se banharem na lama do mangue do Rio Potengi. Após algumas horas no ponto de concentração, o bloco partiu da Praça do Cruzeiro arrastando milhares de pessoas.

“Os Cão” surgiu por acaso há mais de 75 anos, por Geraldo Rosa da Silva e mais dois amigos pescadores, Zé Lambreta e Canindé de Ferrinho. O trio, sem dinheiro no último dia de carnaval, estava em uma casa em frente ao mangue quando resolveram sujar os corpos de lama e sair pela rua. As pessoas ao verem aquelas figuras totalmente cobertas pela lama, começaram a gritar: “É os Cão, é os Cão!”. Com eles nascia uma tradição que dura até hoje.

Uma bandinha de frevo e o Grupo Pau e Lata contagiaram a população que acompanhou o bloco passar. Participaram da folia crianças, jovens, adultos e idosos, em um encontro de gerações com o simples objetivo de curtir o mela-mela. A folia teve como destino final a praia de Santa Rita, onde “Os Cão” finalizaram mais um ano de tradição, festa, e é claro, muita lama.

Além do bloco “Os Cão”, a Prefeitura do Natal, através da Funcarte, ainda garante a animação dos foliões nesta terça-feira no Circuito Redinha. No período da tarde, a partir das 16h, está programada a saída dos blocos e troças de rua com concentração na Praça do Cruzeiro e na Escultura do Cajueiro. A animação dos foliões nas praias fica por conta das atrações que se apresentarão nos palcos montados na Arena do Buiú e na Arena do Cruzeiro, a partir das 14h.


Programação Circuito Redinha – Terça

Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro

Pinto de Fora / Fieis do Gavião – 16h
Tampa de Furuko / Caju Maluco / Vai Pra Peia – 16h30
Banda do Siri – 17h
Cobra Coral – 17h30
Troça do Zé Prikito / Seu Boga / Os Bem Amados – 18h
Só Vai Quem Tem Coragem / Cata Corno / Fieis do Gavião / Perereka da Redinha – 18h30
Acorde – 00h
Papangu da Redinha – 00h30

Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Caju

Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h

Arena do Buiú

Alto Swing – 12h
Requebra – 14h
Zueira Elétrica – 16h
Swingarte – 18h
Banda Chicle – 20h
João Batista – 22h
Iggor Dantas – 00h


Arena do Cruzeiro

João Batista – 20h
Perfume de Gardênia – 22h
Krystal – 00h