A folia em Natal está deflagrada. Na noite desta quinta-feira (11) o prefeito em exercício, Paulo Freire, abriu oficialmente o carnaval na capital potiguar com a entrega da chave da cidade ao rei momo Charles Campos, a rainha Edila Dias e a rainha do frevo Andressa Cristina, que comandarão a folia durante os próximos quatro dias de festa.

O evento ocorreu no largo do colégio Atheneu, em Petrópolis, onde  após o ato simbólico de entrega da chave da cidade, foi realizado o tradicional baile de máscaras, com centenas de pessoas cantando e dançando, animados pelo cantor Isaque Galvão, a banda Perfume de Gardênia, orquestra de frevo e o grupo Folia de Rua.

Segundo o prefeito em exercício, a idéia da Prefeitura este ano é proporcionar um carnaval para todos os gostos. “Organizamos uma festa em todos os cantos da cidade, sem a necessidade das pessoas sairem da cidade para brincarem, com uma programação diversificada”.

Expresso da Folia

A coordenadora geral do carnaval 2010 em Natal, Cristina Medeiros, informou ainda da grande novidade do evento deste ano será o Expresso da Foli, que estará percorrendo toda cidade. "O Expresso da Folia, é um caminhão com uma banda de frevo em cima, animando os foliões por onde passar, de forma democrática”, informou Cristina Medeiros. O carro será todo decorado e sonorizado para não deixar ninguém parado.

O rei momo 2010, Charles Campos, falou de suas expectativas quanto aos próximos quatro dias de folia. “Espero muita alegria e animação para todas as pessoas que estarão em Natal. Nosso objetivo é levar o carnaval também para os locais onde não tem tanta tradição de folia”.

O carnaval 2010 na capital do Rio Grande do Norte é organizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e tem uma programação espalhada por todos os cantos da cidade. “Distribuímos os eventos nos chamados pólos culturais para não deixar ninguém parado e sem vontade de sair de Natal”, destacou o presidente da Funcarte, Rodrigues Natal.

A festa deste ano acontece nos tradicionais circuitos como Alecrim, Redinha, Ribeira, Ponta Negra, Rocas e Centro Histórico com mais de 100 atrações, com destaque para os artistas locais. A folia natalense tem como slogan “Carnaval da Gente, você tá em casa”. “O objetivo principal da festa é assegurar diversas opções de diversão, tanto para os natalenses como para os turistas”, informou Rodrigues Neto.