A abertura oficial do carnaval, que acontece nesta quinta-feira, 11, com o Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, vai servir de termômetro para os quatro dias de folia que prometem agitar a Cidade do Sol nesse reinado de momo. Se depender da programação preparada pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, o carnaval 2010 de Natal vai cair no gosto de turistas e natalenses. Para se ter uma ideia, no ano passado, 75 blocos saíram pelas ruas nas quatro zonas da cidade. Este ano o número de blocos dobrou e 150 blocos sairão pelas ruas levando irreverência, alegria, e muito bom humor. As prévias carnavalescas passaram de 39 para 59 este ano. Enquanto em 2009 a produção contou com 82 pessoas, neste carnaval serão 150 pessoas envolvidas na organização do evento, distribuídas nos seis circuitos: Redinha, Rocas, Ribeira, Ponta Negra, Alecrim e Centro Histórico.

Este ano novas atrações estão dentro da programação, como é o caso do Expresso as Folia, um caminhão cegonha que percorrerá as quatro zonas da cidade com orquestras de frevo, e duas trivelas que também percorrerão as ruas da cidade levando muito frevo, folia e animação, revivendo os carnavais do passado. Para compor todas essas atrações serão 20 maestros coordenando várias bandas, cada uma delas com diversos integrantes, totalizando mais de mil tocadores para garantir a animação da festa mais popular do país.

A estrutura do carnaval também vai contar com o apoio da SEMOV, Urbana, STTU, SEMURB, SEMSUR, SMS e Guarda Municipal. Outros órgãos também estarão presentes para garantir a segurança dos foliões, tais como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros e Polícia da Capital.

Estrutura Carnaval 2010