A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) está transformando antigos lixões em praças esportivas, exterminando grave problema que tanto atormenta os moradores das localidades, com o mal cheiro, proliferação de insetos e roedores. Esta ação denominada “Jogo Limpo” já está funcionando no conjunto Santa Catarina e no Loteamento José Sarney na Zona Norte. As próximas praças esportivas serão implantadas no bairro Felipe Camarão, e no conjunto Nova Natal também na Zona Norte, esta já em fase de terraplenagem.

No final da tarde de terça-feira (9), o presidente da Urbana, Bosco Afonso, e com o secretário municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), Thertuliano Pinheiro, visitaram as duas áreas esportivas em funcionamento. A Sejel é parceira da Urbana na execução desse projeto e o secretário entusiasmou-se com o alcance ambiental e social da iniciativa, prometendo envidar esforços para que essas áreas ganhem também uma pista de cooper no entorno.

Bosco Afonso acredita que até o final deste ano sejam implantadas pelo menos 20 praças esportivas em vários pontos da cidade, nos terrenos baldios de bairros e conjuntos habitacionais onde proliferam lixões. Antes da instalação, a Urbana realiza reuniões com conselhos e outras entidades comunitárias, no sentido principalmente de conscientizar os moradores da necessidade de se conservar o equipamento comunitário, para que não se transforme novamente num lixão.

Além do caráter ambiental as praças esportivas, dotadas de áreas verdes, campos, mini-campos de futebol e quadras de volley de areia trazem também um beneficio social à comunidade, na medida em que a prática esportiva é importante para uma vida saudável. Contribuem também para a redução da violência, já que a escuridão do antigo terreno baldio dar lugar a uma área de lazer iluminada. A iluminação e a arborização do local ficam a cargo da Semsur, também parceira na execução do projeto. À Urbana cabe a remoção do lixão, terraplenagem e a delimitação dos campos com pneus velhos coletados pela Companhia, além de reuniões com a comunidade.