Os três primeiros contribuintes de Natal, que foram premiados com R$ 10 mil cada, por estarem em dia com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), receberam seus valores correspondentes, em uma solenidade na tarde desta segunda-feira (08), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Os contemplados foram o gráfico Carlos Alberto da Rocha, o funcionário público Georgino César de Sousa e o representante comercial Ricardo de Medeiros. Por estarem em dia com o pagamento do IPTU foram sorteados. “Premiamos os contribuintes que cumpre suas obrigações como cidadãos. Muitas pessoas cobram da Prefeitura, sem ter ao menos cumprido com seus deveres, como, por exemplo, pagar os impostos em dia”, ressaltou o prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire.

Segundo Paulinho Freire, o compromisso da atual gestão do executivo municipal natalense é desenvolver ações de melhorem a infraestrutura da cidade. “Para isso são usados os recursos arrecadados com os impostos pagos pelos contribuintes”, destacou o prefeito em exercício.

Os premiados foram sorteados pela Loteria Federal no último dia 30 de janeiro. O secretário municipal de Tributação (Semut), Francisco de Paula Schettini disse que têm direito a participar do sorteio apenas os cidadãos que estão em dia com o pagamento do IPTU, seja tendo pago a vista ou de forma parcelada. “Dois contribuintes foram sorteados, só que não estavam em dia”, por isso não receberam os R$ 10 mil.

O titular da Semut explicou ainda que este incentivo em dinheiro para o pagamento do IPTU continuará com sorteios mensais até o próximo mês de outubro. “Está será uma das nossas ações para estimular as pessoas a pagar imposto como o IPTU sempre em dia e também para que possamos alcançar nossa meta que é diminuir este ano em até 5% o número de inadimplentes no município do Natal com este imposto”, informou o secretário Schettini.

Um dos premiados, Ricardo de Morais, disse que usará o valor do prêmio para fazer sua pós-graduação na área de Marketing, na qual já é formado. “Esta premiação é um incentivo para todos nós contribuintes, que ao pagarmos em dia, ajudamos a Prefeitura a trazer melhorias para toda cidade”, ressaltou Ricardo Morais.

Arrecadação
O titular da Semut, Francisco Schettini, disse que ainda é cedo para saber se a premiação ajudou a aumentar a arrecadação do IPTU. “No entanto, através do trabalho de esclarecimento da Prefeitura, em janeiro deste ano o valor arrecadado com o IPTU já vinha apresentando um acréscimo de 10,17% em relação ao mesmo período de 2009”, informou o secretário Francisco Schettini.