O secretário municipal de Educação, professor Elias Nunes, assinou na manhã desta terça-feira, 9, contrato para a construção de um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI), que deverá estar pronto até o final desse ano para que no início do ano letivo de 2011 a escola esteja aberta à comunidade. O CMEI será construído no loteamento Rio Mar, em Pajuçara, Zona Norte de Natal, região que detém a maior demanda reprimida, conforme levantamento realizado pela SME. Irá contar com cinco salas de aula, dois berçários, área externa de lazer, cozinha, banheiros adaptados conforme normas do MEC e a capacidade é de atender a cerca de 150 alunos por turno.

O valor investido será de R$ 1.194.081,07 e a empresa ganhadora da licitação, aberta em 2008, foi a Enpec – Empresa Nacional de Projetos Engenharia e Construção LTDA, sediada em João Pessoa, que estava representada no ato da assinatura do contrato pelo empresário Rubens de Medeiros.

A ordem de serviço será publicada no Diário Oficial do Município amanhã (quarta-feira, 10) e as obras serão iniciadas logo após o carnaval. “A prefeita Micarla de Sousa está empenhada e tem o maior interesse em que as obras comecem de imediato, porque precisamos que esta escola fique pronta até o final do ano e no início do ano letivo de 2011 já esteja aberta à comunidade”, frisou o secretário.

Elias Nunes falou sobre outras providências da SME para sanar o déficit de vagas na rede municipal, como a locação de prédios, que na maioria das vezes fica inviabilizada devido à incompatibilidade dos imóveis disponíveis frente às exigências do MEC. “Outra iniciativa nossa é diante da falta de vagas nas escolas do próprio bairro, nesses casos a secretaria faz o transporte dos estudantes através de ônibus”, frisou. O ano letivo da rede municipal de ensino vai começar no próximo dia 18, quinta-feira.

Em um ano de gestão, foram entregues 22 CMEIs nas quatro regiões de Natal, atendendo cerca de 8 mil alunos, de 0 a 5 anos e representando um investimento em reforma e ampliação de aproximadamente R$ 2 milhões.