A cesta básica comercializada em Natal subiu 0,28% no mês de janeiro de 2010, em relação ao mês de dezembro de 2009. No final de dezembro o custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – estava cotado em R$ 324,78, e na última semana de janeiro de 2010 registrou R$ 325,68. Na última semana de janeiro os preços estavam 0,78% mais caros em comparação à semana anterior (3ª semana de janeiro).

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza. Em janeiro de 2010, dezenove (19) produtos subiram, dezenove (19) sofreram redução e dois permaneceram estáveis (leite pasteurizado tipo C e creme dental de 50g).

Conforme se pode ver no gráfico abaixo, os preços da cesta básica – após os reajustes nas duas últimas semanas de 2009 – registraram decréscimo na primeira semana de janeiro, mas voltaram a subir a partir da segunda semana, ‘fechando’ o mês com variação positiva.
Em Janeiro, os produtos industrializados e semi-elaborados subiram, em média, 0,39%, e os produtos de higiene e limpeza subiram 5,28%. Já os legumes, frutas e verduras registraram redução média de 4,35%.

Os maiores aumentos de janeiro/2010 ocorreram no chuchu (subiu 22,6%), seguido pelo açúcar cristalizado (+20,7%), tomate (+19,7%), laranja pera (+17,9%), sabonete comum (+9,0%) e sabão em barra (+8,0%).
Dentre os produtos que sofreram redução em Janeiro, destaque para o jerimum leite (-23,9%), cebola pera (-19,1%), fubá pré-cozido (-19,0%), batata comum (-13,1%) e óleo de soja (-10,5%).

Nos últimos doze meses a cesta básica caiu 1,5%

Segundo a pesquisa do Procon Natal, a cesta básica acumula variação negativa de 1,49% nos últimos doze meses (janeiro/2009 a janeiro/2010). Nesse período os produtos industrializados e semi-elaborados caíram 1,45%, e os legumes, frutas e verduras caíram 5,61%. Por outro lado, os produtos de higiene e limpeza subiram 4,0% nos últimos doze meses.

Nos “mercadinhos” a cesta básica subiu 0,68 % em janeiro

Nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou aumento médio de 0,68% em janeiro/2010, em relação ao mês de dezembro/2009. 0s produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,90%, ao passo que os produtos de higiene e limpeza caíram 0,53% e os hortifrútis caíram 0,90%.

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Pitimbu, Planalto, Pajuçara, Panatis I, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado). Dos quarenta (40) itens pesquisados pelo Procon Natal, vinte e dois (22) subiram em janeiro e dezoito (18) sofreram redução.

Em janeiro/2010 a cesta básica custava mais barato nos supermercados (R$ 310,22), seguido pelos mercadinhos (R$ 321,72) e pelos hipermercados (R$ 341,15).
Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL a cesta básica mais barata, entre os supermercados/hipermercados, era a do supermercado Servebem – Cidade da Esperança (R$ 292,18), seguido pelas três lojas do Nordestão (Cidade Jardim, Zna Norte e Salgado Filho). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Bom Dia Supermercados – Alecrim (R$ 300,95) seguido pelo supermercado Cristóvão – Centro e pelo Supermercado Veneza – Nova Descoberta.

Veja tabelas