Uma das maiores áreas verdes em meio à zona Urbana de Natal, o Bosque das Mangueiras, localizado em Lagoa Nova, poderá receber um orquidário da Prefeitura do Natal. O espaço é apenas uma das estruturas que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) pretende instalar no local.

O bosque é um “Centro Municipal de Atividades Ambientais”, inaugurado em 2000, e conta com uma área de 16.270 m², administrada em parceria com a Universidade Potiguar (UNP) e onde podem ser encontradas representações dos biomas Mata Atlântica, Tabuleiro Costeiro, Duna e Caatinga.

O objetivo da Semurb é revitalizar o bosque, criando novos espaços e ambientes, permitindo uma maior interação entre os visitantes e a natureza, com a oferta de atividades como educação ambiental e preservação de espécies nativas da flora e da fauna.

A ideia contempla o funcionamento do orquidário para cultivo de orquídeas nativas e outras espécies da flora regional. Também será instalada a estrutura para coleta seletiva de lixo e haverá adaptação dos espaços para idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.

Outro projeto é o do Bosque dos Sentidos, no qual plantas e equipamentos irão estimular os sentidos como tato, olfato e a audição dos visitantes.