A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal começou hoje as operações do Via Livre nas Escolas. Foram realizadas blitzen educativas nas vias de acesso aos colégios Marista, Nossa Senhora de Fátima (na Rua Rodrigues Alves) e Colégio Criativo (Prudente de Morais, em frente ao Hiper Bompreço).

O principal objetivo da operação é tornar mais ágil o trânsito nas ruas no entorno das escolas, facilitando o embarque e desembarque dos alunos e diminuindo o impacto do tráfego nesses trechos para os motoristas que não tem qualquer vínculo com as escolas e apenas precisam circular pela região.

Nas primeiras duas semanas a SEMOB vai apenas orientar e notificar os motoristas, combatendo principalmente a prática da fila dupla.

Amanhã, terça-feira, as blitzen da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão na frente do Salesiano, na Ribeira; do Colégio CEI da Avenida Romualdo Galvão e no colégio Marista.

Nesses locais haverá sinalização especial com:

- Sessão de cones para disciplinar o trânsito na frente das escolas;

- Presença de agentes de trânsito orientando os pais de alunos a não desobedecer à legislação;

- Presença de monitores das escolas facilitando o embarque e desembarque dos alunos na frente dos estabelecimentos;

- Presença de educadores do Departamento de Educação de Trânsito da SEMOB distribuindo material de informação aos pais dos alunos;

- Vagas especiais reservadas para transporte escolar.