Os fiscais da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) localizaram, na manhã deste domingo (31), uma carvoaria que vinha funcionando sem autorização ambiental em um terreno público embaixo da Ponte Newton Navarro, na Praia do Forte.

Os fiscais chegaram até a carvoaria após uma denúncia anônima e flagraram o responsável recolhendo carvão em um dos fornos. Ao todo foram recolhidos 4 sacos de carvão que foram apreendidos e transportados para sede da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Os técnicos da secretaria tomaram todas as providências necessárias para paralisar a atividade.

Entre as irregularidades cometidas pelo funcionamento ilegal de uma carvoaria estão a derrubada de árvores, a degradação do solo devido a queima e problemas que a fumaça pode causar a saúde, como os respiratórios.

Os fiscais da Semurb também constataram, hoje pela manhã, a reincidência de uma empresa de limpeza de fossa fazendo publicidade ilegal. Dentro da Operação Verão da Gente todos os muros e equipamentos públicos da Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, foram pintados numa ação conjunta com a Urbana. No entanto, a empresa voltou a cometer o mesmo delito. Devido a esta ação, o responsável será autuado e o material de pintura apreendido.

Existe suspeita que trata de uma empresa que vem trabalhando na clandestinidade e a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo fará agora uma fiscalização detalhada, averiguando inclusive o alvará de funcionamento e a licença de operação já que este tipo de atividade requer o tratamento dos esgotos tirados das fossas.

“A partir de uma irregularidade ao fazer publicidade em área pública o caso despertou a Semurb para fiscalizar todo o processo da empresa desde a retirada dos esgotos da fossa até a disposição final desses efluentes”, explicou o secretário Kalazans Bezerra.

Desde que a operação Verão da Gente foi iniciada, no dia 16 de janeiro passado, já foram retirados das ruas 2 mil faixas, mais de 2 mil placas afixadas nos postes e em outros equipamentos públicos, 3 mil cartazes e 3 mil bunners de tamanhos diversos de operadoras de telefonia móvel afixados em cigarreiras, bancas de jornais, mercadinhos da cidade.

“As pessoas estão aprovando nosso trabalho. Ouço todos os dias elogios dos natalenses dizendo que Natal agora ficará ainda mais bonita e limpa”, esclareceu João Maria de Souza, chefe de Transportes e Serviços da Semurb.