A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou o reparo em 28.630 pontos de iluminação pública em 2009, sendo que 27.464 foram oriundos de Reclamações de Iluminação Pública (RIPs), solicitados pela população. Esse saldo significa que, pela primeira vez, a Semsur conseguiu uma eficiência de 5% a mais no atendimento às ocorrências de iluminação.

Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade, os números positivos são resultado dos investimentos na equipe de iluminação pública, uma das prioridades no ano de 2009. “A primeira medida foi distribuir todas as equipes nas ruas. Em seguida, nós adquirimos 13 novos equipamentos, como dois carros do tipo Sky, que é o mais moderno para manutenção de iluminação, pois possui uma cesta hidráulica no lugar da escada e é manuseado pelo próprio eletricista”, destacou.

Outra novidade implantada foi a caracterização de todos os equipamentos com a logomarca da Prefeitura, facilitando a identificação da presença da Semsur nos bairros durante o atendimento das ocorrências. Atualmente, a Semsur trabalha com 15 equipes de iluminação pública. “Com esses investimentos, nós conseguimos uma agilidade maior no trabalho. Esperamos atender toda a capital com mais eficiência ainda neste ano de 2010”, comentou Thiago Trindade.

Para a prefeita Micarla de Sousa, a eficiência da iluminação pública é fundamental para reforçar a segurança pública. "Investir nesse setor é prioridade da nossa gestão, com trabalho focado principalmente nas grandes vias e, mais especificamente, nas comunidades carentes da cidade. A ampliação da rede está entre as metas da Prefeitura para este ano”, frisou. Atualmente, o parque de iluminação de Natal conta com 51 mil pontos.

Em duas zonas de Natal, a Semsur efetivou mais reparos do que as reclamações. Na zona Leste, foram solicitadas 4.718 e, dessas, foram atendidas 6.648. Na Zona Oeste, foram registrados 5.034 pedidos, sendo realizados 5.243 reparos.

A zona Norte é líder em reclamações de iluminação pública, principalmente por ser a maior região. Foram registradas 10.304 reclamações e 9.569 foram fechadas. Na zona Sul, foram 7.408 pedidos de reparos e 7.170 concluídos.

Comparativo

Nos últimos cinco meses de 2008, apenas 3.294 pontos de luz foram atendidos. Comparando com o mesmo período de 2009, a Semsur atendeu quase 250% mais reclamações de iluminação, totalizando 11.415 reclamações fechadas de janeiro a maio no ano passado.

Serviço

A Semsur disponibiliza um telefone com ligação gratuita (0800-281-8980), para receber as denúncias de postes apagados. O atendimento funciona das 8 às 18 horas, sete dias por semana.