O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) concluiu nesta quinta-feira (28) as vistorias às lagoas de captação de águas pluviais de Natal. Ao todo, 20 lagoas foram visitadas por técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi).

Um relatório final sobre as vistorias será elaborado na próxima segunda-feira (1º), mas o chefe do Departamento de Defesa Civil de Natal, coronel Marcos Pinheiro, antecipou que o saldo do trabalho é positivo.

“Detectamos apenas alguns pequenos problemas nas lagoas, mas a Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Obras, já iniciou os reparos. São coisas como trocas de lâmpadas e consertos nas estruturas físicas. Acredito que em no máximo duas semanas tudo estará perfeitamente funcionando”, falou o coronel Marcos.

O chefe da Defea Civil frisou que a Semopi já iniciou o trabalho de limpeza das lagoas. “As que precisarem ser limpas, serão. A primeira delas é a lagoa de São Conrado, nas margens da avenida Interventor Mário Câmara, onde a raspagem começou na quarta-feira passada”.

Marcos Pinheiro ressaltou que o trabalho preventivo adotado este ano pela Prefeitura de Natal é primordial para evitar incidentes como os que ocorreram em anos anteriores. “A Defesa Civil verificou o funcionamento das bombas e a Semopi já começou a fazer a raspagem do fundo das lagoas . Com esse trabalho, todas as lagoas estarão aptas a receber as águas das chuvas sem riscos de transbordamentos. Quem ganha com a prevenção da Prefeitura é a população natalense”, concluiu.

Em todas as 20 lagoas de captação visitadas foram avaliados quesitos como as estruturas elétrica, física e hidráulica. O relatório final será das vitorias será concluído na segunda-feira.