Quatro novos Telecentros Comunitários serão inaugurados pela Prefeitura do Natal durante a próxima semana. Os bairros de Mãe Luiza, Guarapes, Neópolis e Lagoa Seca vão passar a contar com toda estrutura que permite à população acesso grátis à Internet e participação em diversos cursos de informática e de educação à distância. Dois telecentros já foram inaugurados na capital potiguar, um no Panatis e o outro na Cidade Nova.

Já na segunda-feira (25) a prefeita Micarla de Sousa participará da inauguração das unidades de Mãe Luiza, às 11h30, e dos Guarapes, às 15h. A da zona Leste funcionará na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Afim, localizada na avenida João 23, principal via de Mãe Luiza. Já a da zona Oeste foi instalada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na rua Novo Guarapes, próximo à praça principal do bairro.

Os seis Telecentros Comunitários contam com 10 computadores cada e toda estrutura para atender a comunidade, incluindo servidor de acesso à banda larga, impressora, projetor, entre outras tecnologias. Ao longo da semana serão inauguradas também as unidades de Neópolis, no Instituto São Judas Tadeu, e em Lagoa Seca, que funcionará na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Alexandrino de Alencar.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e fruto de uma parceria com o Ministério das Comunicações. Cada telecentro terá pessoal capacitado a ajudar os usuários no melhor aproveitamento dos computadores e da Internet. Todos os serviços são gratuitos e a meta é atingir cerca de 13 mil acessos por mês, nas seis unidades. Os computadores são equipados com softwares livres e o programa em Natal já integra o Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid).

O primeiro telecentro foi inaugurado na segunda-feira (18), na avenida Maranguape, no conjunto Panatis, zona Norte de Natal. A unidade da zona Norte beneficiará imediatamente cerca de 500 rapazes e moças que participam do Projovem. Na terça-feira (19), foi a vez de o centro de Cidade Nova entrar em funcionamento, na Oscip Gente Feliz.