Com a presença de diretores das escolas, monitores, pais de alunos e proprietários de transportes escolares será aberto na próxima segunda-feira (25) pela Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o Projeto Via Livre nas Escolas. A solenidade será realizada às 10h no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Na ocasião o secretário de Mobilidade Urbana, Kelps Lima fará uma apresentação do projeto que é voltado para melhorar o trânsito na cidade, evitando o congestionamento e desrespeito as leis de trânsito na porta das escolas por ocasião do embarque e desembarque dos alunos.

O projeto, explica o diretor do Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Gilenildo Santos, será colocado em prática em fevereiro, na volta às aulas e contará inicialmente com 65 monitores escolares e agentes da agentes de trânsito para orientar os pais de alunos. A partir de março, a orientação ficará a cargos dos monitores das escolas.

Até o momento 25 escolas aderiram ao projeto e algumas já executaram as modificações sugeridas pelos engenheiros de trânsito para melhorar o embarque e desembarque de alunos, como a construção de baias. Além dessas adequações, as escolas, estão realizando um trabalho de educação no trânsito para pais e alunos.

A proposta da Semob é incentivar o uso do transporte escolar credenciado pela secretaria, retirando o máximo de veículos da proximidade das escolas.
Gilenildo Santos lembra aos pais de alunos que o estacionamento na porta das escolas será proibido e que haverá locais destinados apenas para embarque e desembarque dos alunos e para os transportes escolares.