A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem monitorado constantemente os números de casos de dengue em Natal.
Na primeira semana epidemiológica não foram registrados nenhum caso suspeito da doença na capital Potiguar. Nem a dengue clássica nem a hemorrágica foram detectadas nestas primeiras semanas de 2010.

Observa-se uma redução em todos os índices de infestação predial de todos os distritos da Capital, considerando os cinco levantamentos realizados no ano de 2009.
Apesar dos dados, a SMS alerta a população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para que o trabalho seja continuado, a SMS realiza a partir do dia 28 de Janeiro, mutirões de limpeza nos terrenos baldios, situados nas 4 regiões administrativas da cidade. A ação será feita em conjunto com o Exército e tem como objetivo identificar e eliminar os possíveis focos de mosquito transmissor da dengue.

A ação vai contar com um contingente de 30 pessoas, sendo 15 cabos ou soldados, 03 sargentos, 01 Oficial tenente, 01 Coronel para o comando da operação, 06 garis cedidos pela Urbana e 03 agentes de endemias.

A realização dessa ação faz parte da Operação Verão da Gente, promovida pela Prefeitura do Natal em conjunto com as secretarias municipais.

Cronograma das ações:

28 de Janeiro: Região Norte
04 e 11 de Fevereiro: Região Sul
18 de Fevereiro: Região Leste
25 de Fevereiro: Região Oeste