Projeto que integra várias secretarias municipais trará benefícios promoverá ações educativas junto aos natalenses e turistas

Fazer o turista que visita Natal ser bem recepcionado e ao mesmo tempo promover o bem-estar da população natalense, com ações de orientação e conscientização. Esses são só alguns dos objetivos do projeto “Verão da Gente”, lançado na manhã desta terça-feira (12) pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa. A apresentação do projeto ocorreu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Sob a coordenação do Ouvidor Geral do Município, João Paulo Galvão, o Verão da Gente inclui ações das secretarias municipais de Turismo (Seturde), Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Gabinete (Segap), Saúde (SMS), Mobilidade (Semob), Assistência Social (Semtas), Comunicação (Secom), Obras (Semopi), Defesa Social (Semdes), Esportes (Sejel), Relações Institucionais (Serig), Ouvidoria Geral, Funcarte e Urbana.

De acordo com a prefeita, mais do que um momento festivo, o verão é um momento para educar os natalenses quanto à preservação da cidade. “Este é um projeto educativo. Com a previsão de receber neste mês de janeiro mais de 200 mil turistas na cidade, não tem Urbana que dê jeito na limpeza das praias. Por isso, reuni meus secretários para colocar em prática um plano com ações integradas e efetivas de conscientização para que a população e, consequentemente, os turistas que nos visitam possam perceber como Natal está sendo bem organizada, limpa e iluminada”, explicou Micarla de Sousa.

Nas praias serão instaladas quatro tendas fixas, além de tendas itinerantes que percorrerão os corredores turísticos, onde uma equipe de servidores municipais fará a distribuição de sacolas de lixo, panfletos educativos sobre prevenção do câncer de pele, DST's, coleta seletiva do lixo e educação no trânsito. Segundo João Paulo Galvão, a atuação das equipes estará concentrada nos locais de maior fluxo de pessoas e que, portanto, necessitam de uma maior presença do poder público. “O turismo é a nossa principal atividade econômica. É importante realizar uma série de atividades para promover bem-estar aos natalenses e turistas”, declarou.

Dentro do projeto a Urbana trabalhará diariamente com uma equipe de 104 homens na limpeza das praias de Ponta Negra, do Meio, Areia Preta, do Forte e da Redinha. Os calçadões das praias urbanas também serão lavados com detergente a cada dois dias, os corredores turísticos serão limpos e canteiros pintados. “Este ano o diferencial na limpeza das praias é que teremos equipes atuando à noite”, completou o diretor de operações da Urbana, Francisco Costa.

As primeiras ações do projeto serão iniciadas nesta sexta-feira (15), se estendendo até o dia 21 de fevereiro nas praias de Ponta Negra, Areia Preta, do Meio, dos Artistas, do Forte, Redinha e na Via Costeira, além de pontos turísticos como o Morro do Careca, Fortaleza dos Reis Magos, Bosque dos Namorados, Praça da Árvore, Midway Mall, Natal Shopping, Praia Shopping, Estrela de Natal, Rua Chile, Catedral Velha, mirante da Ladeira do Sol, Presépio de Natal, Machadão, Aeroporto e Rodoviária.

Turistas terão descontos de até 50%

Os turistas que chegam a Natal terão direito a tratamento diferenciado nesta alta temporada. O projeto “Verão da Gente” está oferecendo o “Passaporte Verão”, através do qual os visitantes terão direito a descontos que variam de 5% a 50% em dezenas de empresas, como restaurantes, bares, locadoras de veículos, lojas de perfumaria e moda feminina, voltadas para o atendimento aos turistas.

A Prefeitura do Natal vai instalar balcões de atendimento no Aeroporto Internacional Augusto Severo, shoppings e hotéis, onde os turistas poderão retirar o Passaporte Verão, que ainda contém informações como mapas das praias, pontos turísticos, telefones úteis e a relação dos estabelecimentos que oferecem os descontos nas compras.

“Há quatro semanas fizemos a divulgação do Passaporte Verão junto a entidades como ABIH, CDL, Abrasel e Abav que apoiaram a iniciativa. Então, os turistas que chegarem à cidade já estão sabendo deste benefício”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Francisco Soares Júnior.