Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (6), com os moradores da rua dos Tororós, no bairro de Lagoa Nova, o titular da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, assinou junto aos demais participantes a ata da reunião a ser anexada ao novo projeto que retoma a nomenclatura original da via. O secretário informou ainda que, na próxima semana, as placas instaladas com o novo de rua Desembargador Wilson Dantas serão retiradas.

O vereador Júlio Protásio, autor do projeto de lei que alterou o nome da Rua dos Tororós, no trecho entre a Rua Jerônimo Câmara e a Avenida Bernardo Vieira, também esteve presente na reunião. Segundo ele, a justificativa para a alteração foi embasada por meio de um abaixo-assinado entregue à Câmara Municipal de Natal por alguns moradores e encartado ao projeto de lei, solicitando a homenagem a Wilson Dantas, um dos primeiros moradores daquele local. A medida não agradou a todos e os descontentes solicitaram a reversão do processo devido aos transtornos trazidos pela alteração e pelo caráter histórico do nome Tororós.

O secretário Kalazans Bezerra ressaltou que a reunião foi de extrema importância para a sociedade, pois a cidadania foi exercida plenamente. “Momentos como estes devem acontecer mais vezes e também em outras esferas”. O secretário disse ainda que a homenagem a Wilson Dantas poderá ser realizada em outro ponto da cidade. “Existem em Natal 14 praças que ainda não possuem nome e a Prefeitura disponibiliza um desses locais para ser prestada a homenagem”, afirmou.

De acordo com Júlio Protásio, o projeto de lei não foi de sua autoria e ele apenas tomou a iniciativa de dar tramite ao que já estava na Câmara. “Assim que tomei conhecimento do movimento contrário à alteração, entrei em contato com o representante dos moradores e com o secretário Kalazans Bezerra para convocar a reunião e o que foi decidido aqui é o que vou buscar na Câmara”, disse.

Para Ivan Lira, morador de um dos edifícios localizados no trecho da mudança e representante dos moradores no pleito, a Semurb está de parabéns pelo compromisso e seriedade para com a causa. “Nosso dever como cidadão é preservar a nossa história e fracionando-se o nome da rua dos Tororós, uma parte de nossa luta seria sepultada, pois a denominação da rua também faz parte do nosso patrimônio”, explica.

O secretário de Urbanismo informou ainda sobre o programa Endereço da Gente, já em fase de implantação, que está ordenando a nomenclatura e numeração de todos os logradouros do município. Kalazans Bezerra disse também que a história da rua dos Tororós será resgatada através de uma cartilha confeccionada pela equipe da Semurb e que será entregue a todos os moradores da localidade.