A Prefeitura de Natal iniciou na manhã desta segunda-feira (04) a implantação do Projeto Via Livre na avenida Afonso Pena e na rua Joaquim Fagundes, concluindo uma grande integração viária já iniciada desde o mês de fevereiro de 2009 na Avenida Romualdo Galvão.

Em seu primeiro dia de funcionamento, já puderam ser percebidas as diferenças, com um melhor fluxo de veículos, devido à proibição dos estacionamentos nas faixas da esquerda de cada uma das pistas.

Desde cedo agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estão ocupando os canteiros centrais da Afonso Pena, orientando os motoristas sobre a proibição de estacionamento nesses locais. Placas explicativas foram afixadas nos canteiros para facilitar o entendimento da ação do poder público.

Nesta primeira semana de implantação os fiscais de trânsito farão um trabalho de orientação, impedindo que os motoristas estacionem seus carros nos canteiros centrais. Ao invés de multas, adesivos de notificações estão sendo pregados nos carros para informar ao motorista infrator que ele descumpriu uma norma de trânsito.

A partir da próxima semana, passado o período de orientação, todos os carros flagrados estacionados nos canteiros centrais, seja em qualquer horário do dia ou em qualquer dia da semana, serão multados. A multa é de R$ 127,69.