Mais de 500 crianças e adolescentes beneficiadas pelos programas oferecidos pela Prefeitura do Natal, e desenvolvidos através da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social -SEMTAS realizaram o último ensaio para a grande estréia do espetáculo “Natal, Que Canta e Encanta”. Eles se apresentam hoje (23), a partir das 19h, na Praça do Iapissara Aguiar, no bairro Santa Catarina, zona Norte da cidade. A apresentação, aberta ao público, faz parte da programação do “Natal em Natal”.

“Este espetáculo já existia dentro do projeto e quando integrado ao “Natal em Natal”, ficou com essa grandiosidade, com todas as atividades em um só momento. Sobre a estréia, se depender da nossa ansiedade, hoje será a realização de mais de 500 crianças e adolescentes que acreditam nos seus potenciais e desejam algo a mais da vida”, disse a secretaria adjunta da SEMTAS, Manuela Lima.

Dirigido por Dimas Carlos, “Natal, Que Canta e Encanta”, é um espetáculo que reunirá todas as atividades culturais desenvolvidas durante o ano de 2009 nos dez núcleos do Peti da capital potiguar, localizados nas zonas Norte, Oeste e Leste, bem como nos onze núcleos do ProJovem Adolescente. “A cadeia produtiva de todos esses programas estarão aqui dançando e apresentando Natal. Eles tinham muitos trabalhos individuais e, me convidaram para unificar tudo isso. Natal não é feito apenas pelas estrelas, tem estrelas nos bairros, e hoje esta constelação iluminará Natal, cantando e dançando a nossa cidade”, afirma o diretor e roteirista da montagem.

Dimas disse ainda que, estão fazendo uma revelação da cultura das zonas urbanas. “Da zona sul à zona norte estaremos fazendo alusões com personagens reais”. E concluiu: “Espero que todos venham prestigiar o evento, pois pela primeira vez, estamos mostrando que vamos dançar as nossas danças e cantar as nossas músicas, celebrando a chegada do nosso Deus maior”.

Dos onze núcleos do ProJovem, sete participam do espetáculo: Planalto, Panatis, Quintas, Mãe Luiza, África, Felipe Camarão e Guarapes. Todas as crianças e adolescentes que estão empenhadas com a montagem farão apresentações de danças folclóricas, como pastoril, boi de reis, coco de roda, além de capoeira, poesia, coral e apresentações musicais.

“Por estarmos exaltando a nossa cultura , é uma grande honra participar de um evento como este, com o próprio povo representando. Espero que todos venham, será uma cerimônia de cultura, de beleza, de arte, de educação”, disse Gilmar Batista, ator de 15 anos, que integra o elenco.