A ARSBAN – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município deu início nesta quarta-feira (16) à campanha anual de coleta das amostras de água do sistema de abastecimento da cidade de Natal operado pela CAERN.
                Através da empresa Aquanálise, contratada através de licitação pública, serão analisadas as águas dos poços tubulares, das estações elevatórias de água, das estações de tratamento do Jiqui, na Zona Sul e de Extremoz, na Zona Norte, e de todos os reservatórios ativos, no período que segue até 29 de dezembro de 2009.
                Depois de coletadas, as amostras passarão por análises de monitoramento da qualidade, cujos resultados serão analisados pelos técnicos da ARSBAN que produzirão um relatório comparativo com os dados dos estudos realizados pela CAERN. Deste relatório constará, entre outros parâmetros, o nível de nitrato da água e se houve redução ou concentração deste nível.
                Desde 2003 são realizadas coletas e análises por parte da ARSBAN a fim de servir de contra-prova para os resultados apresentados pela Concessionária, que geralmente são divergentes. No último monitoramento, realizado em setembro de 2008, foi verificado que a qualidade da água distribuída em Natal estava comprometida em alguns parâmetros impostos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde, tais como altas concentrações de nitrato, PH e presença de coliformes fecais em várias análises.
                Os resultados do estudo deste ano serão encaminhados para conhecimento do Poder Executivo para que sejam tomadas as devidas providências junto a Concessionária.