Os servidores da Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra participarão de capacitação para a realização do teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais, durante a manhã desta sexta-feira (24). A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é estender o treinamento aos servidores de todas as unidades integrantes do Distrito Sanitário Sul e, posteriormente, aos demais distritos.

Conforme a técnica responsável do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Emily Miranda, o objetivo é fazer com que os servidores que atuam na unidade de Ponta Negra possam fazer os testes rápidos nos usuários que procuram os serviços. Ela disse que as equipes das unidades municipais já haviam passado por capacitação e que esse novo treinamento é um reforço, para consolidar conhecimento e prática.

Entre os temas que serão abordados durante a capacitação, que será aplicada na sede da própria UBS, estão a apresentação dos dados epidemiológicos e notificações dos agravos, exposição dialogada sobre sigilo e confidencialidade, vulnerabilidade, acolhimento e aconselhamento e a exposição sobre o teste rápido de HIV e Sífilis.

Emily Miranda fará a apresentação dos formulários usados na aplicação dos testes e também a apresentação dos kits para os exames, a interpretação dos resultados e o controle de qualidade e biossegurança. Logo depois, os participantes terão um momento para a prática dos testes rápidos e pactuações.