Todas as segundas e sextas-feiras, aproximadamente 80 integrantes do grupo de idosos da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Candelária, do Distrito Sanitário Sul, participa de aula de ginástica aeróbica. As atividades, realizadas há mais de um ano, são complementadas por uma sessão de ioga, sempre às sextas-feiras à tarde, e vem trazendo inúmeros benefícios aos participantes e aos servidores que acompanham as aulas.

Segundo a diretora da unidade, Sania Câmara, os benefícios vão além do melhoramento das condições físicas, atingindo também o lado emocional dos participantes, usuários do sistema público de saúde com mais de 60 anos e que, geralmente, apresentam ainda problemas como hipertensão arterial e diabetes.

“Percebemos que a vida deles melhorou muito, porque antes, a maioria não praticava nenhum tipo de atividade física, que hoje sabemos ser muito importante em qualquer fase da nossa vida. Os benefícios são para nós também, que trabalhamos com eles e participamos das ações. Faz bem para o corpo e para a alma”, afirmou.

Sania disse que, completando a lista de benefícios para os idosos que participam do grupo da unidade, todas as sextas-feiras à tarde, eles também se encontram para as aulas de ioga. Ciência milenar, a técnica trabalha o corpo e a mente ao misturar exercícios físicos e meditação como ponto de equilíbrio para uma vida saudável.

“É um trabalho completo, que ajuda não apenas os idosos que participam do grupo a ter uma vida mais tranquila e equilibrada, junto com os cuidados com o corpo e a saúde, mas principalmente quem tem idosos em casa e que necessitam também de cuidados”, explicou Sania Câmara.