Na terça feira (21) cerca de trinta alunos com idades de 11 e 12 anos, matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador José Sotero tiverem um dia diferente. Os estudantes participaram de uma aula de campo que faz parte do projeto Pelotão da Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (SME), e tiveram a oportunidade de conhecer o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Ao chegarem ao parque os alunos tiveram uma breve orientação com o subcomandante do grupamento da Guarda Municipal Ambiental S. Souza, que falou da importância da preservação da natureza e também esclareceu sobre o trabalho que desenvolve no local.

Logo em seguida o grupo foi para a trilha pavimentada e depois conheceu o espaço morfológico e como a equipe do parque conserva os animais empalhados. Os alunos bastante atentos e empolgados tiraram suas dúvidas e interagiram todo o tempo com a monitora Juliana Victor.

A aluna Welismara Câmara (12 anos) falou que nunca tinha ido ao Parque da Cidade, mas conhecia o museu morfológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e achou parecido. “Estou impressionada com muitos bichos que eu nunca vi pessoalmente. Tudo é muito curioso, parece real” disse toda entusiasmada.

O próximo ponto visitado foi à biblioteca do parque que é especializada nas áreas de meio ambiente, urbanismo e a história da cidade do Natal. A biblioteca também conta com um acervo de livro em braile, que deixou os alunos impressionados. Victor Rafael da Silva (12 anos), contou que nunca tinha visto um livro em braile e achou o máximo. “Acho que eles são muito inteligentes de conseguirem ler esses pontinhos usando apenas os dedos, eu não conseguiria”, afirmou sorrindo.

O passeio foi finalizado com a apresentação de um teatro de mamulengos com o tema “Jogue o lixo no lixo”, foi feita pelos alunos do curso de teatro da UFRN. Os alunos interagiram com a apresentação que além de divertida foi educativa, pois conscientizou os alunos a não jogar lixo em lugares inapropriados e também a fazerem a coleta seletiva, plantarem mudas de plantas e a preservar o meio ambiente.

O Parque foi construído no ano de 2008, pelo atual Prefeito Carlos Eduardo e leva o nome Dom Nivaldo Monte, em homenagem ao bispo brasileiro e arcebispo da cidade do Natal. O Parque ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu.

É a primeira Unidade de Conservação Municipal, objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital, constituído uma das mais belas paisagens de dunas do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos, (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental e um monumento 45 metros de altura, criado pelo o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.