A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, por meio da Comissão de Saúde Prisional, realizou nesta quarta-feira (22), no Pavilhão Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves diversas ações de promoção à saúde das mulheres privadas de liberdade. A atividade contou com a presença da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS (SAD-AIS), Saudade Azevedo, das representantes do Setor da Saúde da Mulher, do Homem e do Adolescente, Joana Darc e Fabíola Andréa, além de servidores do Departamento de Atenção Especializada (DAE) e profissionais do Distrito Sanitário Norte II, que é a unidade responsável pelo atendimento realizado no complexo penitenciário.

De acordo com Saudade Azevedo, as reuniões de planejamento e avaliação do presídio acontecem mensalmente e tem a finalidade de oferecer e intensificar o atendimento para melhor atender a saúde das mulheres privadas de liberdade.

“Hoje, conseguimos proporcionar vários atendimentos as detentas, entre eles, vacinas de proteção contra difteria e tétano, teste de glicemia, além do tratamento da escabiose, que é uma doença de pele, facilmente transmissível. Esse é um problema que atinge atualmente 80% das nossas detentas”, explica a secretária adjunta Saudade Azevedo.

De acordo com a vice-diretora do Complexo Penal Dr. João Chaves, Liana de Souza Alves, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda para o segundo semestre deste ano, será feito um planejando para intensificar as ações voltadas a saúde prisional.

“O objetivo é oferecer outros tratamentos, como prevenção a diabetes, colesterol, teste de sífilis, HIV, além, exames preventivos e campanhas em prol da saúde da mulher”, ressalta Liana de Souza. Atualmente o presídio feminino conta com aproximadamente 95 mulheres.

Nos próximos meses será implantado no Complexo Penitenciário Feminino o Centro Materno Infantil, com salas voltadas às mulheres gestantes ou com bebês, onde também serão realizados atendimentos ginecológicos.