A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou ao longo do primeiro semestre de 2015, diversas ações voltadas à comunidade. A unidade conta com aproximadamente 300 profissionais da área de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais colaboradores.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do SAMU 192 Natal, Rogéria Abrantes, interligar a educação à saúde é uma das ferramentas para se construir um trabalho embasado em protocolos de atendimento e desempenhá-los com maior segurança e qualidade.

“Realizamos uma importante capacitação dos servidores de saúde, com técnicos de enfermagem, atendentes hospitalares e maqueiros do Hospital Giselda Trigueiro, em Suporte Básico de Vida. Além deste trabalho foram realizados treinamentos com médicos e demais profissionais da área, referente ao uso do Kit de Contenção Psiquiátrica”, lembra Rogéria Abrantes.

Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte também participaram de aulas práticas no NEP do Samu 192 Natal. As atividades foram conduzidas pela enfermeira Grayce Louise e pelos técnicos de enfermagem, Jair Góes e Claudio Miranda.

De acordo com a coordenadora Geral do Samu 192 de Natal, Valéria Bezerra, os profissionais da unidade são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades de treinamento e capacitação da Rede de Urgência e Emergência do município de Natal, além da condução do projeto “Samu e Comunidade” e do projeto “Samuzinho”.

“Durante este semestre recebemos alguns alunos do curso de enfermagem de algumas instituições para realizarem visitas técnicas na unidade.”, ressalta Valéria Bezerra.