A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, com o apoio dos cinco Distritos Sanitários de Natal, iniciou hoje os Fóruns Distritais “Parceria pela Vida”.

De acordo com a chefe do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica, Wanessa Lucena Castro, a temática dos encontros será voltada a doação dos transplantes de órgãos na Atenção Básica. “Um dos objetivos do evento é contribuir na desmistificação dos tabus relacionados ao processo de doação de órgãos”, ressalta Wanessa Anselmo.

Durante o evento será trabalhado também a importância da prevenção das doenças renais, principalmente no atendimento a hipertensos e diabéticos. Outro tema abordado será o pré-transplante, no sentido de garantir a vinculação dos receptores renais cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes às Unidades Básicas de Saúde e também para melhorar o acesso à fila de transplante, além, do pós-transplante, onde se projeta uma alta qualificada, ou seja, o contato dos transplantados com a unidade de saúde mais próxima da residência dos pacientes.

Para tanto, as Unidades de saúde contarão com o apoio matricial da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte e das equipes transplantadoras.

Datas dos Fóruns:
Distrito Sanitário Leste: 21/07/2015 - Local: CEFOPE, Hora: 13h00 às 17h00.
Distrito Sanitário Oeste: 28/07/2015 - Local: CEFOPE, Hora: 08h00 às 12h00.
Distrito Sanitário Norte I e II: 29/07/2015 - Local: CEFOPE, Hora: 8h00 às 12h00.
Distrito Sanitário Sul: 30/07/2015 - Local: Auditório Oscarina na Escola de Enfermagem/UFRN, Hora: 8h00 às 12h00.