O programa Mais Médicos abriu quatro novas vagas para profissionais formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil atuarem nas unidades de saúde de Natal. Atualmente, 43 médicos, entre brasileiros e cooperados cubanos, estão prestando atendimentos aos usuários do sistema municipal de saúde. Os interessados têm até o próximo domingo (19) para se inscreverem, por meio da página do programa, no http://maismedicos.saude.gov.br/.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Provimentos e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walkíria de Oliveira, os candidatos que possuírem o título de especialista em Medicina de Família e Comunidade ou em Saúde da Família, tiverem concluído a Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade e comprovarem atuação como médico em equipe de Saúde da Família com carga horária mínima de 40h semanais receberão pontos a mais durante a classificação.

“Já temos 43 profissionais atuando em Natal através do programa do Governo Federal e com mais essas quatro novas vagas, poderemos atender a um número maior de usuários do sistema municipal de saúde, melhorando a qualidade da assistência médica no município. A expectativa é que os selecionados atuem em unidades de estratégia de saúde da família pertencentes ao Distrito Norte II”, explicou.

Balanço positivo

Criado em 2013 com o objetivo de ampliar a assistência na Atenção Básica em todo o país, especialmente nas áreas com maior carência de médicos, o programa do Governo Federal faz parte do pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do provimento emergencial de profissionais, ele prevê ações voltadas à infraestrutura e a expansão do número de vagas de Medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil, com foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica de Natal (DAB-SMS), Ana Cláudia Cardozo, com o Mais Médicos, foi possível dobrar a cobertura da saúde no município. “É inegável a importância que o programa tem para o fortalecimento da saúde da família em Natal e os impactos foram bastante positivos no quesito qualidade da assistência prestada à população. Além de que ele possibilitou um novo olhar e uma nova atuação dos profissionais no atendimento às necessidades da população”, afirmou