O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, participou nessa quarta-feira (15), de uma reunião com o ministro dos Esportes, Jorge Hilton, em Brasília, onde foi tratada a realização de parcerias direcionadas ao fortalecimento das atividades esportivas desenvolvidas nos programas de segurança preventiva implantados pela Prefeitura e operacionalizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN).

A ideia é buscar recursos ou doações de materiais para equipar melhor o projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Programa Semente Cidadã, que juntos atendem com ações de esporte, lazer e cidadania aproximadamente 200 crianças e adolescentes carentes que se encontravam em situação de risco social na capital. O apoio do Ministério do Esporte deve proporcionar um leque maior de ação aos projetos, inclusive com abertura de novas vagas, podendo ser ampliado o número de usuários matriculados.

A medida da Prefeitura do Natal foi apoiada pelo deputado federal Antônio Jácome, que articulou a reunião no Ministério e se posicionou a favor do pleito da capital potiguar, ressaltando a importância das atividades esportivas no processo de segurança preventiva, que é um fator responsável pela diminuição da violência e da criminalidade.

O secretário Osório Jácome informou que o encontro foi produtivo e gerou encaminhamentos que devem beneficiar as atividades sociais coordenadas pela Semdes. “A parceria do Ministério dos Esportes e a defesa social vai possibilitar a ampliação da prática esportiva no Semente Cidadã e Amana, com isso vamos levar mais esporte e lazer para as crianças”, assegurou o secretário.

A reunião foi acompanhada pelo diretor da Assessoria Técnica da Semdes, Abel Moreno, e pelo diretor Financeiro da Semdes, Emerson Xavier.