A Prefeitura do Natal, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, iniciou na quinta-feira (16) o Seminário Ribeira em Foco que tem como objetivo apresentar propostas de melhoria a projetos existentes para o bairro e o seu entornos. O prefeito Carlos Eduardo participou da abertura do evento que aconteceu no auditório do Sesc Centro.

"Todos nós sabemos das potencialidades da Ribeira. E ela pode, por meio da revitalização, voltar a ter aquele potencial de antigamente. E esse é um dos meus sonhos como gestor, um sonho antigo. Na minha primeira gestão começamos a revitalizar a Ribeira e agora, com as propostas que vão surgir deste Seminário, espero poder realizar esse sonho", disse o prefeito Carlos Eduardo.

Entre os projetos estão o reuso do Hotel Central, a reurbanização da Avenida Beira Mar, requalificação de praças e do Centro Histórico e restauração de prédios como o Palácio Felipe Camarão, o antigo prédio da Secretaria de Tributação, Fortaleza dos Reis Magos, Teatro Alberto Maranhão e ampliação da Escola de Dança do TAM.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Rosado, esse evento vem sendo pensado desde o ano passado quando equipes da Semurb começaram a estudar os projeto da Ribeira. "E agora nós queremos que deste Seminário saiam propostas para a Ribeira, mas que, principalmente, elas sejam adotadas pela cidade. A população deve dar sua contribuição aos projetos", disse Marcelo Rosado.

A primeira palestra do Seminário Ribeira em Foco foi ministrada pela gerente nacional de Entidades Urbanas da Caixa Econômica Federal, Eleonora Lisboa. Ela falou sobre “Reabilitação de Áreas Centrais”. Antes, a secretaria adjunta de Planejamento, Florésia Pessoa, apresentou um painel geral sobre o Coopere que tem o intuito de promover a integração entre órgãos da Administração Pública e setores da sociedade civil a fim de otimizar, implementar e acompanhar projetos, estudos e ações no bairro da Ribeira e entorno.

Participaram da abertura do evento Manoel Gaspar representando o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo, a diretora regional do SESC, Jeane Amaral, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Sérgio Linhares, gerente do Banco do Brasil, Haroldo Dantas, Conceição Fernandes representando a CODERN e Lithany Eufrásio, representando o IPHAn-RN. Além de secretários do município e vereadores de Natal.

A programação do Seminário Ribeira em Foco continua nesta sexta-feira (17) com mesas redondas sobre diversas temáticas, entre elas: Política de Reabilitação da Ribeira, PAC das Cidades Históricas e a discussão sobre a nova Lei de Operação Urbana.