A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional de Natal), está participando das discussões para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, em todo o país, durante o I Encontro dos Cerests do Rio Grande do Norte, realizado até esta sexta-feira (17) no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. O órgão, que comemora dez anos de fundação neste mês de julho, deve ganhar uma casa nova em breve, no Centro da cidade.

Segundo a diretora do Cerest Natal, Tânia Barbosa, o objetivo do encontro é fazer uma análise detalhada sobre a situação atual dos Cerests regionais no Estado e discutir a implementação da política nacional para a melhoria dos serviços prestados à população. Ela disse que durante o evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), também estão sendo discutidos os instrumentos usados para auditar os procedimentos realizados e se eles estão trabalhando de acordo com os planos municipais de saúde.

“Serão dois dias importantes e a nossa expectativa é que, daqui, saia um documento que reflita toda essa situação e que possamos encontrar formas de nos reorganizarmos para resolvermos esses impasses”, afirmou.

Tânia Barbosa disse ainda que desde o início da gestão do secretário Luiz Roberto Fonseca, já foram dados alguns passos importantes para a resolução de problemas como a compra de materiais, equipamentos e insumos para o trabalho desenvolvido pelo setor. A expectativa é melhorar também a questão de recursos humanos, com qualificação e o aumento dos profissionais para a realização das atividades desenvolvidas, especialmente as ações de vigilância, que ainda é algo novo e que está totalmente voltada para a saúde do trabalhador.

“A gente espera que 2016 seja bem melhor e que tenhamos, ao menos, metade dos nossos objetivos alcançados, com essa nova gestão que tem valorizado a saúde do trabalhador. Por enquanto, continuamos funcionando na Rua Miramar, em Brasília Teimosa, mas devemos nos mudar em breve para um imóvel na Rua Trairi, em um prédio com estrutura melhor e mais adequada aos nossos serviços”, explicou.

Cerest Natal
O Cerest Natal, um serviço especializado do Sistema Único de Saúde (SUS), realiza ações de prevenção, promoção, acolhimento e assistência aos trabalhadores dos setores público e privado, informais e desempregados com doenças relacionadas ao trabalho. Na unidade, são oferecidos serviços de medicina do trabalho, psiquiatria, psicologia, clínica médica, fisioterapia, acupuntura e enfermagem.