O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou na manhã desta quinta-feira (16) da sessão solene em homenagem póstuma ao deputado Agnelo Alves que acorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ainda na oportunidade, a ala das comissões temáticas da casa recebeu o nome do homenageado. Se vivo fosse, Agnelo completaria 83 anos neste 16 de julho. A sessão solene foi proposta pelo deputado Tomba Farias (PSB) e a iniciativa de dar o nome de Agnelo Alves a ala das comissões foi do deputado Ricardo Motta (PROS). As duas proposituras foram subscritas por todos os parlamentares do legislativo norte-rio-grandense.

Carlos Eduardo falou em nome de toda família do homenageado e agradeceu a lembrança e a reverência ao seu pai. O prefeito lembrou da trajetória de vida de Agnelo desde a infância quando superou graves problemas de saúde até os seus últimos dias quando exercia o mandato de deputado estadual.

O chefe do executivo municipal da capital potiguar reservou um capítulo à parte do seu discurso para destacar a vida profissional do jornalista Agnelo Alves. Carlos Eduardo recordou do início do trabalho do pai no Rio de Janeiro ao lado de grandes nomes da imprensa nacional como Carlos Lacerda e do seu irmão Aluízio Alves. Depois de exercer a função jornalística na capital carioca retornou a Natal e fundou uma de suas grandes paixões o jornal Tribuna do Norte.

A política também sempre esteve presente na vida de Agnelo Alves. Foi chefe da Casa Civil do governo Aluízio Alves, se candidatou e venceu as eleições para prefeito de Natal, foi cassado e preso pela Ditadura Militar. Mesmo com as perseguições não se calou diante dos desmandos do regime ditatorial e usou o jornalismo para denunciar as arbitrariedades do sistema e criticar os seus apoiadores aqui no Estado. Retornou a vida política em 1996 quando se candidatou a Prefeitura de Parnamirim, mas não obteve êxito. Exercia o mandato de senador da República, mas foi novamente candidato na cidade da região metropolitana de Natal e se elegeu prefeito. As administrações de Agnelo em Parnamirim são consideradas revolucionárias em várias áreas, com destaque para a pavimentação de ruas e obras de esgotamento sanitário. Deixou o executivo parnamirinense e foi eleito deputado estadual. Estava em seu segundo mandato quando faleceu no último dia 21 de junho.

O prefeito encerrou o seu pronunciamento agradecendo mais uma vez todas as homenagens e palavras de carinho recebidas: “Meu pai foi um guerreiro durante toda a vida. Cultivou grandes amizades e morreu sem nenhum desafeto. Deixou um exemplo de político competente, preocupado com os mais necessitados e sempre disposto a ajudar. Onde ele estiver agora tenho certeza que está muito feliz”.

O deputado Tomba Farias também falou sobre a importância de Agnelo para o Rio Grande do Norte: “Essa é uma sessão em que nenhum de nós queria estar aqui nessa homenagem póstuma. Nossa vontade era celebrar mais um ano de vida do grande parlamentar Agnelo Alves, porém não podemos ir de encontro aos desígnios de Deus. Cabe a nós aceita-los e seguir a vida. Agnelo era uma referência e iluminava essa casa com sua amizade, experiência, capacidade e trajetória de vida. Deixa muita saudades”. Ricardo Motta também fez questão de falar sobre o homenageado: “Mesmo no auge de sua doença ele era sempre o primeiro a chegar e o último a sair das comissões. Seu trabalho valorizou ainda mais a atividade parlamentar no Rio Grande do Norte. Eu perdi um grande amigo e o povo potiguar um grande expoente”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, deixou a sua palavra de carinho aos familiares e correligionários de Agnelo Alves: “A vida e o trabalho do jornalista, ex-prefeito de Natal e Parnamirim, ex-senador e deputado é uma inspiração para os cidadãos e cidadãs potiguares e está eternizada, pois são inúmeras as realizações do mito Agnelo Alves”.