A logística de abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde garante mais agilidade e economia de recursos

Um importante avanço conquistado recentemente pela Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que resultou em uma economia anual de aproximadamente R$ 3,6 milhões aos cofres públicos foi a mudança do Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (DLS) e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) para a zona Norte de Natal. Atualmente instalado em um prédio com estrutura adequada às suas necessidades e de toda rede pública municipal de saúde, o órgão conseguiu ainda ter o controle total de seu estoque e reduzir a zero o descarte de medicamentos, insumos e demais materiais de trabalho.

“Antes, a Secretaria tinha um contrato com o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que guardava o material. Quando assumimos a pasta decidimos assumir a logística e com isso conseguimos uma redução de R$ 300 mil por mês, ou seja, quase R$ 3,6 milhões por ano somente com este contrato de aluguel. Além disso, vieram outros benefícios, como o fato de a Secretaria estar mais próxima aos seus produtos e ter o controle total destes e de ter reduzido drasticamente o valor de perda de material”, destacou o secretário Luiz Roberto Fonseca.

O diretor do DLS, Júnior Rego, explicou que, ao assumir a própria logística de abastecimento de todas as unidades de saúde, tanto de material médico-hospitalar, quando de medicamentos e materiais de expediente, limpeza e impressos, a SMS garantiu mais agilidade e economia de recursos. O diretor ressalta que isso só foi possível graças ao empenho e dedicação do secretário Luiz Roberto Fonseca, que percebeu a necessidade de mudança para melhorar a distribuição de produtos no município.

Júnior Rego disse que antes, o DLS tinha o controle eletrônico dos produtos, mas não estava perto dele e que, por conta disso, a SMS tinha problemas com os protocolos de vencimento, por exemplo.“Às vezes, sabíamos que havia o material no estoque, mas não tínhamos a segurança de estar vendo de perto no lote se estava próximo para vencer, por exemplo. E nisso, acabávamos tendo que lidar com um índice de descarte de material grande. Esse número hoje é zero, porque temos o domínio do material e em um momento crucial de vencimento, podemos fazer trocas para usá-lo antes que este vença e não possamos mais dar o destino correto a ele, ou seja, antes de perdê-lo”, explicou.

Estrutura e logística moderna e ágil

O diretor do Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde afirmou que os avanços obtidos foram muitos importantes não apenas para a SMS e a Prefeitura Municipal de Natal, mas também para a população, que ganhou uma infraestrutura moderna e ágil tanto do ponto de vista farmacêutico, quanto patrimonial, com equipamentos e maquinários novos.

Júnior Rego explicou que o DLS hoje tem sobre sua responsabilidade três caminhões baús grandes, dois veículos pequenos e dois utilitários, além de um galpão alugado na zona Norte, que antes abrigava uma transportadora e que é o ideal por ter uma infraestrutura adequada para as necessidades e também um galpão antigo na zona Leste, onde guarda-se os materiais permanentes e os patrimoniais inservíveis das unidades, que são obsoletos e não prestam mais para uso.

“Hoje, temos alienação contínua no município. Antigamente, deixavam um monte de materiais guardados e depois alienava, mas agora temos um pregoeiro fixo. A logística ocorre da seguinte forma: a unidade envia um memorando para o nosso setor informando quais os materiais inservíveis, que são trazidos para cá, retiradas a plaquetas de identificação e enviados para São José de Mipibu, onde o pregoeiro faz a licitação. Ou seja, não perdemos mais esse dinheiro, agora, ele é revertido para o município", explicou o diretor do DLS.

DLS mais próximo às unidades

Júnior Rego disse que outro avanço importante conquistado nesses últimos seis meses foi do ponto de vista do abastecimento, já que o DLS está mais próximo às unidades, que, por sua vez, têm acesso rápido e fácil ao estoque. Já no quesito infraestrutura, ele destacou os três galpões para armazenamento dos produtos e a aquisição de empilhadeiras novas e o recrutamento de pessoal almoxarife e de apoio ao DLS, bem como a pintura e identificação do prédio, facilitando sua localização pelos fornecedores.

“Além disso, outra inovação trazida pelo secretário Luiz Roberto Fonseca foi a instalação do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) dentro do prédio do DLS, o que facilitou o trabalho de distribuição dos medicamentos. Agora, o chefe do DAF está presente fisicamente aqui, vendo o produto e o poder de decisão é imediato. Isso foi um dos avanços muito importantes que conquistamos com essa nova gestão, que entendeu que a assistência farmacêutica tem que estar colada à logística", afirmou Júnior Rego.