Com o objetivo de otimizar o trabalho de limpeza da cidade e trazer maior comodidade ao trabalho dos garis, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) está realizando testes com um novo coletor e transportador de lixo, denominado: Mult-Pá.

O novo coletor é um carrinho de mão compacto que acompanha um cabo ergonômico de alumínio. Nele, uma maior quantidade de lixo é recolhida, porém, o gari não precisa se abaixar para apanhar o material acumulado. Além disso, o coletor fica posicionado de forma que o lixo possa ser varrido diretamente para dentro do recipiente, mantendo o gari com uma postura corporal adequada.

“Esse tipo de coletor é utilizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza e agora estamos trazendo para Natal. Além de agilizar o serviço, previne a saúde do trabalhador, afirma, Ronald Duque, criador do produto.

Durante toda esta semana, os garis e margaridas que atuam na Avenida Itapetinga estão recebendo treinamento para a utilização do coletor.

“Estamos em fase de treinamento, mas já observamos que o equipamento facilita o nosso trabalho e a limpeza é feita com maior rapidez”, ressalta, Virgínia Carla, encarregada das margaridas.

O equipamento acompanha ainda um sinalizador e indicador de vento que permite mais segurança e facilita o trabalho dos garis.

“Estamos trabalhando para que a limpeza da cidade seja cada vez mais eficiente. A Mult-Pá está em fase de testes. Ao final do treinamento, ouviremos as margaridas e garis e se aprovado o equipamento, contrataremos o serviço”, disse, Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.