A Escola Municipal Professora Emília Ramos foi uma das vencedoras do prêmio “Nutrir Nordeste”, realizado pela Fundação Nestlé, através do Programa Nutrir de educação nutricional em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal. A escola recebeu R$ 2 mil por colocar em prática o aprendizado adquirido durante a capacitação realizada pelo Programa Nestlé Faz Bem Nutrir.

O referido programa tem como objetivo a promoção de atividades educacionais que causam a melhoria dos hábitos alimentares e da qualidade de vida de alunos e da comunidade.

Em abril de 2007, foram capacitados diretores, coordenadores e merendeiras de 22 escolas da Rede Municipal de Natal. Em dezembro do mesmo ano, houve capacitação dos multiplicadores (voluntários), onde participaram dessa etapa as escolas que desenvolveram projetos de educação nutricional: Mário Lira e Emília Ramos, com a presença da nutricionista da SME, Daliana Macedo. Em julho de 2008, foram capacitadas 55 escolas restantes da rede através dos multiplicadores.

A continuação do programa foi um encontro em João Pessoa (PB), em agosto de 2008, nesse momento os multiplicadores do Município de Natal estiveram presentes. Assim, em novembro de 2008 o referido programa lançou as inscrições para o Prêmio Nutrir Nordeste 2009, com realização através do Setor de Alimentação Escolar da SME.

Como ganhadora do prêmio, a Escola Municipal Emília Ramos confeccionou um projeto baseado na importância da alimentação na escola, mostrando às crianças o valor nutritivo dos alimentos e a importância de se adotar uma alimentação saudável.

“Cozinhar traz uma verdadeira transformação, considero a cozinha uma alquimia. Adoro o que faço e estou sempre à procura de melhorar como profissional e conseqüentemente como pessoa”, fala Rita de Cássia, merendeira da Escola Municipal Professora Emília Ramos.