Elementos que vão do tradicional ao contemporâneo. É essa mistura que o público verá no Auto do Natal deste ano, intitulado “Maria, José e o Menino Deus”, que integra a programação do Natal em Natal, e será encenado nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir das 20h30.

Com texto de Edson Soares e direção de Henrique Fontes, o espetáculo narra o drama que antecede o nascimento do Menino Jesus, com base no evangelho apócrifo de Tiago, em uma hora de duração e elenco composto por 120 pessoas, entre atores, bailarinos e figurantes. Textos apócrifos são os livros que apesar de atribuídos a um autor sagrado, não são aceitos pela Igreja Católica.

De acordo com Edson Soares, o evangelho escolhido como texto base revela detalhes sobre a infância de Maria, bem como a origem de diversas tradições católicas, como a estrela de natal. “O texto apócrifo não integra a Bíblia porque, dentre outros fatores, contém muitos elementos do folclore judaico da época, mas é revelador. Nele é narrada a história da infertilidade de Ana, mãe de Maria, e de sua promessa para alcançar a graça de engravidar e o momento no qual teve que paga-la, entregando Maria aos cuidados dos sacerdotes do templo”, revelou.

Edson Soares conta que o espetáculo é narrado pela mãe da família potiguar que, durante o espetáculo, comemora o natal com árvore, panetone e seus diversos elementos. “O filho começa a fazer alguns questionamentos acerca do natal e seus costumes e o Auto se desenvolve a partir do paralelo entre a família potiguar e a tradicional formada pelos pais de Maria, até que ela forme a sua com José, culminando com o nascimento de Jesus. Ou seja, a família é o tema central”, disse.

O autor do texto do Auto do Natal, que não gosta de ser chamado de dramaturgo, mas sim de contador de histórias, ressalta que a Bíblia e os evangelhos apócrifos oferecem ricos elementos a serem trabalhados pela dramaturgia. “Não há uma recriação da história até porque o nosso objetivo é contar o nascimento de Jesus e o que aconteceu depois. Escolhemos fatos inéditos da mesma história que está sendo redimensionada a partir de elementos dramáticos. Além disso, estamos usando todas as ferramentas possíveis para que o espetáculo fique interessante”, observou.

Segundo Edson Soares, que além de autor é o diretor de imagem do espetáculo, o desafio foi encontrar alguém que, em apenas 45 dias, tivesse condições de dar vida a todos esses elementos e colocá-los no palco. “O nome de Henrique Fonte foi escolha pessoal minha e é ele quem está garantido os elementos contemporâneos à história, como a critica ao consumismo durante o período natalino. A nossa preocupação é transmitir emoção para o público, independente da idade, do sexo e da classe social. Não temos a presunção de que este seja o melhor Auto, o que tenha mais tecnologia ou o que seja mais vanguardista. Queremos levar as pessoas a refletir, somos artistas querendo passar uma boa mensagem sobre o que representa o natal, a importância do resgate da estrutura da família e dos valores humanos de uma maneira geral”, enfatizou.

Esta é  a terceira edição que Edson Soares participa, porém é a primeira em que assume o desafio de autor do texto. “Dedico este Auto a Lenício Queiroga que foi a primeira pessoa a ler este texto, em 2006”, disse. O ator Lenício Queiroga foi encontrado morto em fevereiro deste ano, em seu apartamento, em Nova Parnamirim, e foi autor do Auto de 2006, do qual Edson Soares foi assistente de direção e diretor de imagem.

A equipe técnica do espetáculo deste ano conta com mais de 50 integrantes, dentre eles Quitéria Kelly (assistente de direção), Valéria Oliveira e Luiz Gadelha (trilha sonora), Ana Cláudia Viana (coreografia), Tiago Vieira  e Edson Silva (cenário e figurino), Gabriel Souto (arranjos), Ronaldo Costa (luz) e Rafael Bezno (projeções). “Estamos usando muita tecnologia, serão onze projetores, enquanto que o máximo que já foi utilizado anteriormente foi três. Além disso, teremos mais de 250 figurinos, um cenário nada convencional e muitas surpresas”, enfatizou Edson Soares.

Os ensaios estão acontecendo no anfiteatro do Campus da UFRN, todas as noites. “Estamos trabalhando dia e noite para deixar tudo pronto até sexta-feira. No sábado e no domingo faremos os ensaios gerais para garantir que esteja tudo certo na estréia, na segunda-feira”, disse o autor do Auto do Natal 2009.