A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia nesta quarta-feira (16), a partir das 8 horas, na Vila de Ponta Negra, o Mutirão de Desratização.

A ação que permanecerá durante todo o dia, visa controlar a população de roedores em áreas de infestação, evitando a disseminação de um dos agravos como a leptospirose e outras doenças transmitidas por roedores. 

O CCZ vai fiscalizar áreas de abrangência da ação em escolas, conselhos comunitários e unidades de saúde realizadas pelo Programa de Educação e Comunicação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Serão realizadas visitas casa a casa e terrenos baldios pelo contingente doExércitopara colocação de iscas em pontos estratégicos levando em consideração os hábitos dos roedores, supervisionada por técnicos do CCZ.E por fim, a retirada de entulhos e podas de árvores das residências e terrenos baldios na área de abrangência do mutirão pela Urbana.

Posteriormente, caso necessário, haverá um retorno da equipe após uma semana para avaliação e recolocação de iscas.

Durante a ação o CCZ junto ao Exército e a Urbana irá visitar um total de 4.231 imóveis, somente na Vila de Ponta Negra.  A equipe de visita será composta por 77 funcionários.

O Coordenador do Programa de Controle de Roedores – Laécio Oliveira espera realizar o controle químico em pelo menos 90% dos imóveis da área de abrangência do mutirão na Vila de Ponta Negra.