Desde que foi implantado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em julho deste ano, o Projeto Publicidade Legal já retirou das ruas e avenidas de Natal 13 mil faixas e milhares de cartazes irregulares.

“É difícil precisar quantos cartazes já retiramos porque durante a remoção eles são rasgados e perdidos. Em alguns casos não conseguimos tira-los por inteiro, mas com certeza já foram retirados milhares”, disse Luiz Augusto Santiago Neto, chefe do Departamento de Fiscalização da Semurb.

Nos casos onde a remoção não é possível, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, passou a colocar uma tarja onde diz: "Publicidade irregular multada pela Semurb". O fato ganhou aprovação dos natalenses. “As pessoas estão elogiando esta medida. Para elas, isso mostra a determinação da secretaria em coibir o que está errado”, disse o chefe de fiscalização.

A operação está acontecendo em toda a cidade com ações intensificadas nos locais onde se concentram o maior número de anúncios deste tipo, como nos bairros de Tirol e Petrópolis, além dos viadutos, túneis e nas proximidades do Machadinho, por exemplo.

“Depois que retirarmos todo esse material passaremos a atuar na Zona Norte de Natal”, disse Luiz Augusto. Segundo ele, com esta operação a secretaria espera que as pessoas procurem a semurb para legalizar os anúncios antes de afixar nas ruas e poluir a cidade.

“Enquanto existir cartazes irregulares, faremos a remoção”, esclareceu o chefe do setor de fiscalização. Todo o material recolhido pelo projeto Publicidade Legal encontra-se no depósito da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.