A Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas se engajou pela causa por meio da Campanha do Laço Branco, que atua mundialmente na conscientização dos “homens pelo fim da violência contra a mulher”, e vem realizando importantes eventos para a propagação da Campanha em toda a cidade.
Dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo já foram desenvolvidos encontros de capacitação técnica sobre o tema; um novo Centro de Referência Mulher Cidadã – CRMC foi inaugurado, em uma casa ampla, com ambiente acolhedor e confortável, salas apropriadas para os atendimentos, e ainda com espaço para capacitação profissional; e ainda, um ciclo de palestras vem sendo conduzido dentro das comunidades, nos 5 Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, localizados nas comunidades da África, Guarapes, Felipe Camarão, Salinas e Pajuçara.
“Os CRAS são espaços importantes para a disseminação de informações já que estão inseridos no coração das comunidades mais necessitadas. Levamos os técnicos do Departamento da Mulher para que junto das mulheres eles pudessem oferecer orientações sobre os atendimentos disponibilizados pelo CRMC para apoio a quebra do ciclo da violência, e estudo sobre a Lei Maria da Penha com distribuição de cartinha explicativa”, ressalta a secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa.
Um dos pontos mais fortes da Campanha em Natal foi realizado durante a maior micareta do país, o Carnatal. No último dia 5, a Prefeitura lançou oficialmente a adesão a Campanha do Laço Branco, e em meio a muitas articulações e suor, conseguiu fazer com que várias estrelas da festa, de visibilidade nacional, vestissem (literalmente!) a camisa pela pelo fim da violência contra a mulher. Entre os famosos que aderiram ao movimento estão: Saulo da Banda Eva, Durval Lelis, Ricardo Chaves, o ator Bruno Gagliasso, Serginho - Pimenta Nativa, Claudia Leite e Margareth Menezes.
“O lançamento foi um sucesso. Contar com o apoio de personalidades gera credibilidade e força em uma causa justa e importante. Não vamos fechar os olhos para esse tipo de crime que somente na nossa cidade registra cerca de 5 mil ocorrências por ano em casos de violência contra a mulher. Vamos trabalhar duro para contribuir na mudança positiva desse quadro”, garante a secretária.
Hoje, último dia da Campanha “16 Dias de Ativismo” a Semtas por meio da Diretoria de Equidade Social promove a primeira reunião para definir estratégias e ações para 2010 no combate a homofobia, e ainda promoção e defesa dos direitos de LGBT. Participam da reunião, e são parceiros nas ações as Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Social, e Esporte e lazer, além de representantes de grupos relacionados a defesa de gêneros.
“Já estamos com um Projeto em análise no Sistema de Convênios do Governo Federal para desenvolvimento de uma pesquisa de identificação voltada aos diferentes segmentos de gêneros. Os resultados irão nos orientar para a construção de políticas públicas para esse público. Estamos certos que estaremos avançando muito nos próximos meses”, revela a Diretora de Equidade Social, Thelma Targino.