A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) abre nesta quinta-feira (10), durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência da Cidade do Natal, a Exposição Fotográfica Itinerante Natal Cidade Memória. Além disso, também será lançada a versão impressa do Anuário Natal 2009. O evento acontece a partir das 19h, no auditório da Universidade Potiguar (UNP) da Floriano Peixoto.

Neste importante momento de debate, os cidadãos natalenses poderão prestigiar uma mostra, composta painéis que exibem ao todo 80 fotografias que pertencem a Exposição Natal Cidade Memória, composta por 300 fotos de Natal ontem e hoje, divididas entre imagens antigas da cidade, e imagens atuais que buscam reproduzir no presente o local fotografado no passado.

Segundo o secretario adjunto de Informação, Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Carlos da Hora, a Exposição é o resultado do trabalho para a elaboração do livro Natal Cidade Memória, que traz o resgate fotográfico das transformações na paisagem urbana e natural de Natal. “A previsão para o lançamento do livro é no inicio de 2010, mas no momento, nosso objetivo é levar a exposição a toda população, inclusive às escolas públicas da cidade.” diz.

Já o Anuário Natal, que está em sua quinta edição objetiva disponibilizar a atualização dos dados estatísticos, históricos e culturais do município, o comparativo entre Natal e a Região Metropolitana e outras capitais brasileiras. Este ano a publicação traz novas informações sobre a cidade a fim de que o leitor possa conhecer Natal por meio da história dos seus monumentos, bairros, fotografias históricas, escritores e poetas.

Para Carlos da Hora, o Anuário é um importante instrumento, pois sua atualização permanente possibilita conhecer a realidade de Natal e partir daí planejar as ações. “Todas as informações contidas no Anuário farão parte do sistema único de Informações da Prefeitura, que será implantado no próximo ano para que todas as secretarias atualizem o banco de dados em tempo real com dados de sua competência, visando tornar a gestão mais eficiente e inteligente”, acrescenta.

As edições de 2003 á 2009 do Anuário Natal estão disponíveis em formato digital no site http://www.natal.rn.gov.br/semurb, além de outras publicações da secretaria.