Ações de saúde como consultas, exames, palestras preventivas, atendimento odontológico; também ações de cidadania, através da retirada de documentos e serviços diversos como corte de cabelo, estão sendo oferecidas gratuitamente na Escola Municipal Professor Zuza pela Marinha brasileira através da Aciso (Ação Cívico Social).

Os atendimentos estão sendo feitos durante toda essa quarta-feira, 9, aos moradores do bairro Dix Sept Rosado e adjacências e a abertura solene dos trabalhos contou com a presença do secretário Elias Nunes.

Aciso – Um mar de cidadania é o slogam da iniciativa, cuja programação desta vez faz parte das comemorações alusivas à Semana do Marinheiro, que é festejado em 13 de dezembro. “Escolhemos essa escola por ser numa comunidade bastante necessitada”, disse o secretário. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com o ITEP, Samu, Sejuc, Semobi, SESC e SESI.

A movimentação já era intensa na escola durante a abertura dos trabalhos. Os dois filhos da funcionária pública Nilma Florêncio estudam na escola. Ela aproveitou a gama de serviços oferecidos próximo à sua residência para retirar pela primeira vez a carteira de identidade de seu filho João Miranda, 9 anos. Ela também foi beneficiada pela Aciso, aproveitando a oportunidade para fazer teste de glicemia.

De acordo com o capitão de mar e guerra Jayme José Gouveia Filho, diretor do Hospital Naval de Natal, a expectativa é de serem atendidas cerca de 1.50 pessoas. Marizete Ferreira da Silva, diretora, disse que a parceria da Marinha com a SME estava sendo bastante esperada pela comunidade: “É uma ação maravilhosa e chegou num bairro que tem muitas carências. E a Marinha se dispõe a fazer tudo da melhor maneira, de forma que todos ficam satisfeitos”, disse.