O Papai Noel chegou antecipado para o Natal. O “bom velhinho” está percorrendo as ruas da cidade desde terça-feira, 8 de dezembro. Ele visitará toda a capital até o dia 25 de dezembro. A iniciativa faz parte do “Natal em Natal”, realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
A primeira região a ser percorrida pelo Papai Noel é a Zona Norte. Já foram visitadas as comunidades de Nova República, Eldorado e conjunto Sarney. De acordo com o secretário da Semsur, João Bastos, o Papai Noel não tem um roteiro definido, ele fará visita surpresa a comunidades escolhidas diariamente.
“Até o dia do Natal esperamos ter visitado a cidade como um todo. Essa é uma oportunidade muito importante para despertar nas pessoas o espírito natalino”, afirma João Bastos.
A surpresa este ano é a forma com que o Papai Noel está sendo apresentado. O personagem segue no mesmo conceito da decoração natalina que alia os símbolos do Natal aos elementos e cores da cultura potiguar. O trenó, por exemplo, é puxado por golfinhos, em substituição às tradicionais renas. A novidade tem encantado as crianças em todos os lugares por onde passa.
Natal em Natal
O “Natal em Natal” inclui apresentações culturais, shows, competições esportivas, festivais e contempla ainda toda a decoração natalina. A Prefeitura do Natal, em parceria com o Governo do Estado, Fecomercio-RN, Fiern, CDL, Cosern e Banco do Brasil, está investindo cerca de R$ 5 milhões nessa programação, além de mais R$ 3,2 milhões em decoração e iluminação natalina. São 46 dias ininterruptos de atrações, todas com entrada franca.
Um dos pontos altos do “Natal em Natal” serão os shows nacionais, com nomes de grande representatividade da música popular brasileira. Entre os dias 21 e 23 de dezembro, irão se apresentar, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o cantor Zé Ramalho, o grupo Cordel do Fogo Encantado e a cantora Bibi Ferreira. As apresentações ocorrerão logo após o Auto de Natal. No aniversário da cidade, em 25 de dezembro, o padre Fábio de Melo celebrará uma missa campal no Machadão.