A Prefeitura do Natal recebeu nesta terça-feira (08), do Ministério do Turismo, a premiação do “Relatório Brasil 2009” do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo. A capital potiguar foi incluída entre as 15 melhores cidades avaliadas pelo programa. O evento aconteceu no Hotel Brasília Alvorada, e contou com a presença do ministro Luiz Eduardo Barreto e do senador Garibaldi Alves Filho.
O prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde). O secretário Soares Júnior, titular da Seturde, recebeu das mãos do secretário nacional de Políticas de Turismo, Aílton Pereira, o troféu da premiação, confirmando o avanço alcançado desde a última avaliação, realizada pela Fundação Getúlio Vargas no mês de agosto.
No levantamento final, Natal teve média superior ao índice geral alcançado pelos 65 municípios indutores do turismo. A capital potiguar teve o maior avanço na dimensão “Cooperação Regional”, com média de 74,1.
Soares Júnior enfatizou que, embora os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela atual administração ainda não tenham começado a aparecer de forma visível, a premiação é um “importante incentivo para toda a equipe e parceiros do turismo, mostrando que os esforços dispensados começam a dar resultados mesmo antes de completar o primeiro ano”.
O projeto Destinos Indutores do Turismo tem como objetivo definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 municípios incluídos alcancem competitividade de nível internacional.