As três escolas do município vencedoras do projeto Justiça e Escola: Fortalecendo a Cidadania –  uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Tribunal de Justiça do RN – foram a Professora Almerinda Bezerra Furtado, primeira colocada; em segundo a Escola Professor José de Andrade Frazão e empatadas em terceiro lugar a Carlos Belo Moreno e a Professora Terezinha Paulino de Lima.

Na entrega da premiação, realizada nesta terça-feira, 1/12, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), estavam presentes, além do professor Elias Nunes, secretário de Educação municipal, o desembargador Rafael Godeiro, presidente do TJRN, a coordenadora do projeto, Maria Zeneide, o procurador geral do município, Bruno Macedo, além de outras autoridades.

A escola vencedora ganhou três passagens aéreas para Passos, em Minas Gerais, para que seus representantes conheçam “O Caráter Conta” desenvolvido na cidade mineira. A segunda colocada ganhou duas diárias de um hotel de Natal, com direito à acompanhante. E as duas escolas empatadas em terceiro lugar receberão três máquinas fotográficas

O Justiça e Escola é coordenado pela magistrada Maria Zeneide Bezerra e foi instituído em 2007. Neste ano, mais de uma dezena de escolas aderiram ao projeto, que tem como objetivo disseminar as atividades e funções do Poder Judiciário para alunos do ensino médio e fundamental das escolas públicas da capital, através de diversas atividades como palestras sobre temas jurídicos e cursos de formação destinados aos educadores e gestore

A metodologia é a mesma do Programa “O Caráter Conta” realizado no município de Joinville/SC e implementado nas escolas da nossa rede pública municipal. Ele se baseia nos “Pilares do Caráter”: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania - valores éticos essenciais à formação de futuros cidadãos.