As 74 crianças que serão atendidas a partir do início do ano letivo de 2010 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Maria Lucila Alves de Carvalho, inaugurado na tarde desta quarta-feira (09), ganharam modernas e adequadas instalações para o novo modelo da educação infantil pública de Natal, que desde o ano passado saíram da administração da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para a Secretaria Municipal de Educação (SME). A solenidade ocorreu no bairro de Lagoa Azul, na comunidade do Sítio Gramorezinho, na avenida Moema Tinoco, onde o estabelecimento de ensino funciona.

A CMEI Maria Lucila Alves de Carvalho, o 18º inaugurado este ano, contou com a presença da prefeita do Natal Micarla de Sousa. “É uma grande responsabilidade trabalhar a educação das crianças. É através da educação infantil que elas aprendem os primeiros conhecimentos, principalmente que através do amor, tão bem passados pelos educadores infantis”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal disse que 2009 foi um ano muito difícil para muitas prefeituras do Brasil e com Natal não foi diferente. “Entretanto, com muita criatividade e obstinação conseguimos fazer muito pela educação natalense, como a reforma deste e dos demais CMEI´s, que são entregues com todo amor e carinho para com as crianças”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Estrutura

Segundo a diretora do Centro Roseli Elias Macedo de Oliveira, as instalações contam com dispensa, refeitório, três salas de aula, playground, banheiros adaptados para as crianças, almoxarifado. “Funcionamos a três anos neste prédio, que foi cedido pela paróquia de São João Batista”, explicou a diretora Rosali Oliveira.

 A diretora do CMEI disse ainda que as crianças de 2 a 4 anos de idade serão atendidas pela manhã e à tarde e à noite e nos finais de semana o prédio é utilizada pelos católicos da paróquia de São João Batista. “Procuramos atender as crianças através do tripé educar, brinca e cuidar”, informou Rosali Oliveira.

Ela disse ainda que entre as metodologias educacionais propostas, existe a que se pretende trabalhar através da perspectiva sócio-histórica, sendo a criança encarada dentro de um processo histórico e dessa forma se tornando um agente ativo do desenvolvimento da sociedade.

 A homenageada

A homenageada com este CMEI, Maria Lucila Alves de Carvalho, é natural da cidade de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte e faleceu em 1975, aos 55 anos de idade. Ela é irmã do padre e reitor da Catedral Metropolitana de Natal, monsenhor Lucilo Alves Machado, fundador da antiga creche, que neste dia virou CMEI. O monsenhor Lucilo Machado, compareceu à solenidade de inauguração, juntamente com o padre Francisco Cibin, pároco de São João Batista, além do titular da SME, Elias Nunes.